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terça-feira, 12 de junho de 2007

Nova forma de compra por impulso. Comprando por SMS

"Compradores por impulso, cuidado. Seu celular pode te criar problemas, em breve", alerta o jornal The New York Times (16 de abril).


A companhia ShopTest introduziu um sistema que possibilita pessoas comprarem produtos instantaneamente por mensagens de texto. O processo elimina a necessidade do comprador de ir à loja ou mesmo visitar o website da empresa. Por exemplo, um leitor de revista pode, ao ver um produto em um anúncio que lhe atraia, enviar um SMS para o nº ao lado do item e receber o produto em casa.
Já existem alguns produtos disponíveis para a compra. Anúncios do novo CD do cantor Tim McGraw já contém códigos de texto para os consumidores. Algumas casas de show estão vendendo ingressos por SMS e algumas fundações arrecadando doações.
No centro desses processos está a ShopText, uma pequena empresa de Nova York, que recebe os pedidos SMS, debita o valor do produto no cartão de crédito do consumidor e envia a mercadoria. Para usar o sistema, o consumidor deve, primeiramente, ligar para a ShopText e criar uma conta com o nº de seu cartão e seu endereço. Depois disso, para fazer uma compra basta apertar algumas teclas do celular.
Quando ShopText recebe uma mensagens de texto para doações ou compra de produtos, a empresa debita o cartão inscrito e envia o produto (ser for o caso) para o endereço.
O fundador e CMO (Chief Marketing Operation) da empresa, Mark Kaplan, disse algo muito interessante, que pode mudar o rumo de mídias que poderiam se tornar obsoletas com o crescimento da internet:
“E-commerce only represents a fraction of total retail — the thing that holds it back is it’s tethered to an Internet connection”. “The cellphones link products to media. When people get the impulse to buy, they have their cellphones”. (Mark Kaplan)
Essa tecnologia pode revolucionar o uso que anunciantes fazem de mídias tradicionais, como revistas e jornais, por exemplo. Meios que, isoladamente, não interagem com o consumidor, podem se tornar novos canais de venda aliados à tecnologia desenvolvida pela ShopText, ampliando as oportunidades para veículos, anunciantes, agências e até mesmo operadoras de telefonia.