Add to Technorati Favorites

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Mundos virtuais direcionados para o público infantil

As crianças sempre adoraram fantasias, porém as crianças de hoje em dia estão super conectadas e ligadas no mundo digital (sabemos que muitas delas preferem ficar na internet que assistir TV). Portanto, para atender esta demanda diversos sites e comunidades online estão sendo lançados. Crianças gastam horas nesses sites, que oferecem diversas atividades, mundos virtuais, meios de comunicação entre os amigos e formas de self-expression (nos mundos virtuais através dos avatars).

Com o alto crescimento de usuários, as empresas têm aperfeiçoado esses sites e lançando ferramentas mais interativas e inovadoras, porém os principais atributos desses sites para atrair as crianças continuam sendo a facilidade de uso e a possibilidade de interagir com outras crianças.

Esta possibilidade de interagir entre si estimula um outro importante fator entre as crianças, e jovens, de hoje em dia, a popularidade. Em muitos desses sites as crianças medem a sua popularidade pelo número de amigos que eles acumularam nas suas páginas, assim como é feito no Orkut e MySpace.

Muitos desses sites também possuem a sua economia virtual, a sua própria moeda. As crianças podem ganhar dinheiro em algumas brincadeiras ou podem comprar dinheiro com o cartão de crédito dos pais ou com alguma outra forma de pagamento online (formato simalar ao Second Life).

Os principais sites para este público, como Culb Penguin e Star doll, já alcançam uma audiência significativa.


Segue abaixo alguns exemplos de sites que estão fazendo sucesso entre as crianças:

1 - Club Penguin

Club Penguin é um mundo virtual que já possui uma audiência de mais de quatro milhões de visitantes por mês.

Nesta comunidade as crianças podem brincar e conversar entre si. A criança pode também pagar uma assinatura de aproximadamente 6 dólares que lhe dá o direito de adotar animais para o seu penguin avatars.

Para tornar o Club Penguin mais seguro para as crianças a empresa colocou uma ferramenta que filtra e limita alguns tipos de mensagem.






2 - Stardoll

No Stardoll as meninas podem criar a sua "MeDoll", um avatar de boneca, a partir de um template que permite escolher todas as características, desde a cor da pele até a forma das sombrancelhas. Além disso, as meninas podem vestir o seu avatar com as roupas mais fashions do momento.

Stardoll, lançado há quatro anos, é subsidiado tanto por advertising como por compras feitas pelo celular (é possível comprar créditos que dão direito a comprar roupas e acessórios especiais nas lojas virtuais do site pelo celular).

Um diferencial e grande atrativo do site é a possibilidade da sua "MeDoll" ser uma "cover girl" da revista de fashion do Stardoll. A escolha é feita pelas usuários, que votam na melhor "MeDoll".

O site já possui uma audiência de aproximadamente 7 milhões de usuários, formado principalmente por garotas (93%) de 7 a 17 anos.


3 - Cartoon Doll Emporium

Cartoon Doll Emporium permite as crianças montarem as suas bonecas e conversarem entre si. Grande parte das funcionalidades são de graça, porém o acesso a um maior número de bonecas para montar e a outros serviços premium é pago (8 dólares por mês).

Atualmente 96% da audiência é formada por meninas de 8 a 14 anos. Mensalmente o Cartoon Doll Emporium atrai 3 milhões de visitantes.



4 - Nicktropolis

Nicktropolis é o mundo virtual da Nickelodeon, nele as crianças criam os seus avatars e podem participar de chats, games e assistir videos da Nickelodeon.

No mundo virtual existem regiões inspiradas em personagens do canal, como o Nicktoon Boulevard, região inspirada nos personagens Bob Esponja e Danny Phantom.

Nicktropolis tem várias ferramentas de controle, como filtro de palavras e áreas que só são liberadas após aprovação dos pais.





5 - Doppelganger

O site Doppelganger já tem um approach um pouco diferente dos outros. Ele foi construido para dar suporte a música, midia e ao mundo fashion. Nele os usuários podem dar festas, assistir a shows e participar de talk-shows.

Para proporcionar esta experiência aos usuários, Doppelganger fez diversas parcerias com grandes nomes do mundo fashion e do entretenimento, como a apresentadora de talk show e ex-modelo Tyra Banks (que já realizou um talk-show virtual no Doppelganger) e empresas como Rocawear e Kitson (marcas famosas de roupas). Artistas como Marron 5 e Pussycat Dolls já realizaram shows e entrevistas no mundo virtual do Doppelganger.

A audiência é formada por usuários um pouco mais velhos que dos outros sites.

6 - Barbie Girls

A empresa Mattel também está preparando um site, inspirado na boneca Barbie, para as meninas montarem suas bonecas e conversarem entre si.







Informações retiradas do The New York Times e Reuters